Equipe Técnica

Equipe Técnica

O êxito da SOMAR deve-se à competência e experiência adquirida em sistemas de HVAC de seu corpo técnico. Os vínculos com instituições de pesquisa e associações tecno-científicas têm papel importante na formação de nossos profissionais, contribuindo com ações efetivas que transformam o valor do investimento em valor agregado para o cliente.

Com a política de contínuo desenvolvimento, todos os colaboradores participam periodicamente de treinamentos da área, bem como de palestras, seminários, no Brasil e exterior, o que mantém a empresa em permanente atualização tecnológica, transformando o planejamento e execução das atividades em sinônimo de qualidade. O Diretor Eng.Mauricio Salomão Rodrigues, participou do primeiro curso no Brasil, reconhecido internacionalmente, de Cleanroom Testing Course da CTCB-I, organizado pelo SBCC, cujo objetivo é comprovar a qualificação de profissionais que atuam na certificação de Salas Limpas e ambientes controlados. 

Os diferenciais da equipe é pensar de modo diferente e criativo, buscando novas alternativas para a solução dos problemas, e desta forma, consegue realizar projetos bem planejados e com foco na necessidade de cada cliente.

Nessas condições, a empresa consegue assegurar padrões de competitividade e sobrevivência, num clima ético e transparente, gerando confiabilidade junto aos clientes.

CURRÍCULO (do fundador)

MAURICIO SALOMÃO RODRIGUES

FORMAÇÃO TÉCNICA:

  • Engenheiro mecânico formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá em 1990.
  • Sócio Diretor da SOMAR ENGENHARIA Ltda.
  • MBA em Gerenciamento de Condicionamento e Comissionamento na Fundação Getúlio Vargas. Curso do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP).

Iniciou a implantação do departamento de TAB - Teste, Ajuste e Balanceamento na instaladora Air Conditioning Engenharia Térmica entre os anos de 1991 e 1993.

Montou a equipe técnica de testes em campo das áreas de TAB, Comissionamento e Qualificação da Veranum Tempus Engenharia Térmica, na qual exerceu atividades de Gerente Operacional de 1993 até 2003.

Colaborador no GT03 da SBCC; participou da tradução da norma ISO 14.644-3, hoje ABNT NBR ISO 14.644-3. O grupo de trabalho tem como foco atualizar essa norma e produzir um guia para sua utilização.

Coordenador do GT53 da SBCC, que tem por objetivo produzir um guia de ensaios para certificação de ambientes hospitalares quanto aos requisitos definidos na norma da ABNT NBR 7.256.

SEMINÁRIOS E CURSOS:

  • Seminário - O Processo de Comissionamento dentro do Programa de Certificação LEED®

       Período: 10/11/2011
       Local: Porto Alegre Organização: ASHRAE/ ANPRAC/ ASBRAV
       Participação: Palestrante
       Tema: O Processo de Comissionamento - Guideline 0 / ASHRAE
     
  • Workshop Internacional "Tecnologia de HVAC para salas Limpas de uso Farmacêutico"

            Período: 10/2012
            Organização: SBCC / Sindusfarma
            Local: São Paulo
            Participação: Palestrante
            Tema: Comissionamento e Qualificação de instalações de HVAC.
 

  • Seminários do SBCC - Ensaios de Certificação em Salas Limpas e controladas

        Período: 2008 – 2013
        Organização: GT-3 e GT-53 do SBCC
        Participação: Palestrante/ Coordenação do Comitê Técnico
        Tema: Comissionamento, Ensaios e Requisitos para Salas Limpas
     
  • 1º Curso no Brasil de Certificação Profissional - Cleanroom Testing Course da CTCB-I

         Período: Setembro-2016
         Organização: SBCC 
         Localização: IPEN-SP - (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) em São Paulo
         Participação: Qualificação Profissional
         Tema: Qualificação de Profissionais que atuam na Certificação de Salas Limpas e ambientes controlados, reconhecido internacionalmente.